22. Falecimento e Homenagens
Busto de Hércules Florence
Pelo escultor Larroca, de São Paulo
Hércules Florence faleceu aos 75 anos, às 3 horas da tarde do dia 27 de março de 1879, em Campinas, cidade onde viveu mais de 50 anos. O féretro saiu da casa em que residia ao largo de Matriz Velha (Praça Bento Quirino, n. 20) às 5 horas da tarde de 28 de março. O enterro foi extraordinariamente concorrido (Diário de Campinas, ano IV, n. 1.030 de 28 de março de 1879). Foi sepultado no Cemitério Municipal de Campinas, Cemitério da Saudade, sepultura 247 da 1a. divisão, quadra n. 10.
Entre as principais Homenagens:
- Em 1884, foi dado o nome de Hércules Florence a uma rua de Campinas, iniciando no Colégio Culto à Ciência, no Bairro de Botafogo.
- "Patriarca da Iconografia Paulista", título proposto por Afonso d´Escragnolle Taunay (Visconde de Taunay).
- Em 29 de fevereiro de 1904, foi comemorado o centenário de nascimento de Hércules Florence, pelo Centro de Ciências, Letras e Artes, com a presença da segunda esposa, Carolina Krug Florence, filhos e netos.
- Em 1963 foi inaugurado o busto de Hércules Florence, no centro da Praça D. Pedro II (Jardim S. Benedito), em Campinas.
- Prefeitura Municipal de Campinas - Criação das "Sala e Galeria Hércules Florence", no Museu da Imagem e do Som, através de Lei Municipal.
- Exposições: Masp e Agenda Olivetti, de 1980