17. A Diversidade dos Fazeres de Hércules

Paisagem Marinha - Estudo das Nuvens

Paisagem Marinha
Estudo das Nuvens

Hércules Florence, além de desenhista e narrador da expedição de Langsdorf pelo interior do Brasil, foi artista, inventor, comerciante e agricultor na região de Vila de São Carlos, denominada, posteriormente, de Campinas. Foi também, muito provavelmente, o primeiro intelectual de Campinas, embora tenha exercido profissões práticas, como comércio e agricultura. Foi o primeiro cientista, na área da tecnologia.

Em 1824, quando chegou ao Brasil, já trazia em sua história de vida o invento da Noria Hidrostática, projetado ainda na adolescência. Manteve muita correspondência narrando seus inventos, tendo inclusive enviado uma fotografia de um índio bororó, realizada por ele em seus rudimentares equipamentos, foi enviado ao prícipe de Joinvile (1838), para que a entregasse ao Imperador, D. Pedro II.

Nunca foi confirmado o recebimento nem por um nem por outro. Ficando na história, um certo mistério de extravio. Mistério maior ressalta-se do fato de Hercules Florence se encontrar com D.Pedro II, por mais de uma vez, e de não ter mencionado nada sobre esses encontros em seus diários.

Em 1856, após seu retorno da Europa ( fora rever sua mãe), Hércules Florence passou a se dedicar as atividades da Fazenda Soledade, nos arredores de Campinas, sem deixar de trabalhar em suas invenções e estudos.

No ano de 1863, participou da fundação do Colégio Florence, com a esposa Carolina Krug Florence. Deixou, então, as atividades agrículas para se dedicar ao Colegio.