A narrativa de Hércules cuida de imprimir em suas observações, tudo que afeta os sentidos, desde as emoções do navegar entre Saltos, Cachoeiras de águas desconhecidas até a cor e o sabor de frutos exóticos.
Define ou compara o sabor de frutas que nunca imaginara conhecer, as cores, os aromas, os ruídos e cantos, o calor e o frio, a alegria e tristeza. São fragmentos de sua narrativa.
Varadouro no Salto Augusto
"O palmito do guacumá é gostoso e doce."
"O marmelo-brabo é agridoce".
"O cajú é também muito saboroso".
"As florestas circunvizinhas de Santarém estão cheias de uma linda palmeira, de viso não alto, e que deita cachos de coquinhos, com os quais se faz uma bebida agradável do gosto e consistência do leite, do qual contudo tanto se afasta que a cor parece calda de mirtilo"
"As margens estavam cheias de palmeiras açaís, umas carregadas de cachos de meio metro de comprido e formados de coquinhos do tamanho de um bago de uva. É um núcleo esférico coberto de uma película finíssima da cor da amora madura. Quando o navio deitava âncora, colhíamos os cachos e, desbragando-os, enchíamos cestos e cestos que levávamos para bordo. Derramando uma porção de açaí em gamela com água e esfregando os cocos com as mãos, destaca-se a película e tinge-se a água de uma cor negro-carmínea. Passando tudo por um pano, faz-se uma bebida muito agradável com consistência e gosto aproximados do leite. Pondo-lhe um pouco de açucar, é refresco da melhor qualidade. A gente pobre adiciona-lhe um bocado de farinha de mandioca e tem assim nutrição tão simples quão substancial."
"... o guaraná, invento dos indígenas."
"Os campos mostram-se alastrados de plantinhas e lindas flores. Notarei de passagem uma muito freqüente e cor de rosa; outra branca, vistosa ao extremo; outras amarelas, roxas ou rubras".
"17 de julho de 1826. De manhã, antes de romper o sol, senti frio vivíssimo. O orvalho e os vapores acumulados na alta galhada do arvoredo desfaziam-se, caindo como chuva. Observei um pé de palmeira que estava seco e no alto do qual tinha nascido quatro palmeirazinhas. Os cocos, depois queda das folhas, haviam germinado e produzido aquele singular enxerto. É o que se pode chamar um capricho da natureza."
"Ao por-do-sol, os camaradas, para festejarem a transposição da cachoeira Beliago, última até Cuiabá, deram descargas de fuzilaria, gritaram a valer e cantaram até alta noite".
"Já era tempo de chuvas, mas, como a atmosfera conservava-se quase sempre pura, o rio ainda tinha pouca água, pelo que não raramente encalhávamos..."